Ortópolis Barroso - todos os direitos reservados / Elaboração: Kairós Desenvolvimento Social
Melhor visualizado em IE8 ou superior




Apresentação


O Sistema de Indicadores Urbanos de Barroso é uma importante ferramenta de planejamento, pois traz informações fundamentais para compreender a realidade do município. É composto por um conjunto de 63 indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas. Os dados são apresentados com séries históricas e, sempre que possível, comparando os resultados de Barroso com outras cidades de Minas Gerais, de população entre 19.000 e 21.000 habitantes. Todos os dados são os mais atualizados disponíveis, referentes em sua grande maioria a 2011, incluindo ainda dados do Censo 2010 do IBGE.
Este sistema de informações, já bastante completo, poderá ainda receber novos dados e atualizações, com base nas colaborações e sugestões que surgirem a partir de seu lançamento. Através do Sistema de Indicadores Urbanos, é possível identificar no município os serviços e os equipamentos públicos que merecem especial atenção dos poderes públicos e da sociedade, para elevar a qualidade de vida da população. O monitoramento permanente da evolução destes indicadores permitirá também que o Poder Executivo, empresas, universidades e organizações sociais avaliem os resultados das políticas públicas e projetos que realizam.
A construção desse Sistema só foi possível com o apoio da Holcim e do Instituto Holcim.

O Observatório Social de Barroso

O Observatório Social de Barroso é um projeto que visa mobilizar os cidadãos, empresas, entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa para construir e comprometer a sociedade e os governos com um conjunto de metas para o desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável da cidade, visando a melhoria contínua da qualidade de vida dos barrosenses. É autônomo, apartidário e aberto à participação democrática de todos os que queiram contribuir com seus objetivos.
Para contribuir com a construção de uma visão de futuro para a cidade, compartilhada entre os diferentes segmentos da sociedade e transformada em metas de desenvolvimento, é fundamental conhecer as condições de vida na cidade. Por isso, o Observatório Social de Barroso disponibiliza este Sistema de Indicadores Intraurbanos e está aberto a outros estudos que compõem um diagnóstico da qualidade de vida na cidade e suas desigualdades.

Atualidade total

Os indicadores usados neste sistema são os mais atualizados possíveis, conseguidos a partir de diferentes fontes de informação primária: secretarias municipais, secretarias estaduais, órgãos federais, fundações e institutos. Em alguns casos, como na saúde, os dados de 2010 e 2011 podem ainda sofrer alguns ajustes. Na página de cada indicador, a fonte dos dados aparece entre parênteses logo depois da definição e, ao ser clicada, dá acesso à página da identificação das fontes.

Use navegador compatível

O Sistema de Indicadores Ortópolis Barroso é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Opera. Se você usa uma versão antiga desses navegadores, o Sistema de Indicadores poderá apresentar problemas de diagramação e de navegação. Utilize os links abaixo para obter gratuitamente a versão mais atualizada do navegador para Internet de sua preferência.

IE 8 / Chrome / Firefox / Opera

Parcerias